A importância de um projeto de acessibilidade

Acessibilidade é um dos temas mais atuais em nossa sociedade, e ganha destaque quando o assunto são os projetos de arquitetura e urbanismo. Tanto a projeção de construções, acréscimos ou adaptações de ambientes visam possibilitar que todos usuários consigam desfrutar de serviços e espaços igualmente.

Projeto de Acessibilidade tem sido uma preocupação constante na construção civil nos últimos anos. Diversas obras e serviços já foram ou estão sendo feitas visando a adequação do espaço urbano e privado para todo população.

Segundo dados divulgados pelo IBGE no último Censo Demográfico, 45,6 milhões de pessoas declararam conviver com algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou cognitiva. Isso engloba um total de 23,9% da população em nosso país que não vivem em uma sociedade adaptada. E nesses dados ainda não estão inclusos outra parte da população que também precisam de adaptação, como os idosos por exemplo, que representam mais de 8% da população. Ressalta-se também a necessidade de projetos mais inclusivos para gestantes, pessoas com carrinhos de bebê.

Espaços que contam com algum tipo de barreira que impede o acesso dessa parcela da população, representa mais que apenas um impedimento físico, elas privam o uso do espaço, muitas vezes causando acidentes, gerando assim um constrangimento para o a pessoa com deficiência

Mais que um projeto arquitetônico, a acessibilidade tem objetivo de propiciar uma sociedade mais igualitária. É a garantia de transição a todos que possuem algum tipo de necessidade especial ou mobilidade reduzida por espaços públicos ou privados, sem a presença de nenhuma barreira arquitetônica. A projeção ou adaptação de espaços adaptados é portanto, um serviço de inclusão social.

O QUE DEVE ESTAR INCLUSO NOS PROJETOS
Para elaboração de um projeto de acessibilidade, seja ele uma projeção, acréscimo ou adaptação alguns itens básicos são importantes para garantir a utilização segura dos espaços, respeitando as deficiências visuais, móveis ou psicológicas de cada indivíduo.

ELEVADORES E RAMPAS

É imprescindível que ambientes que contam com a presença de escadas, incluam algum tipo de rota alternativa para as pessoas com necessidade de locação, tal como plataformas, rampas ou elevadores. É recomendável que os projetos contam com instalação de guia para o a pessoa com deficiência visual, assim como pisos táteis de alerta no início e término.

BARRAS

As barras podem ser instaladas em banheiros, corredores, ou em qualquer outro ambiente onde existe a necessidade de apoio. Elas aparecem como alternativas de segurança para aqueles que apresentam dificuldade de locomoção.

AUTOMAÇÃO

A automação de determinados é uma excelente aliada dos projetos de acessibilidade, causando um real impacto no cotidiano das pessoas com deficiência. Algumas medidas podem ser adotadas visando a praticidade no dia-a-dia, tal como a instalação de sensores para acender as luzes, abrir as portas, por exemplo.

Algumas medidas devem ser respeitadas nos projetos, como por exemplo:

Circulação de largura mínima de 90 cm e altura de 2,10 m.
Vãos de porta de no mínimo 80 cm e diâmetro de 1,50 m para manobras de cadeiras de rodas em 360º em qualquer ambiente.
Para conversões de 90º, os corredores devem ter 1,20 m de largura.