Conheça a lei de acessibilidade e saiba como adequar o seu comércio!
A população brasileira é muito diversificada, tornando o país um dos mais miscigenados do mundo. Mas o que poucos sabem é que, muito além de raças, existem milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, razão pela qual a lei de acessibilidade existe.
Mas você sabe o que é lei da acessibilidade? Conhecê-la é muito importante para entender outras vivências e sair um pouco da bolha da rotina mais simples e fácil de pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência.
Além disso, é muito importante conhecer essa lei para que a sua aplicação seja mais efetiva, visto que a maioria dos municípios não se adapta estruturalmente para suprir as necessidades dessas pessoas.
Entendendo o que é a lei de acessibilidade: como surgiu e como funciona
A lei da acessibilidade foi criada no ano 2000 para garantir fácil mobilidade e acesso à pessoas que são portadoras de deficiência, estabelecendo normas e critérios que devem ser seguidos estruturalmente tanto em espaços públicos quanto empreendimentos particulares.
Na pesquisa sobre pessoas com deficiência, feita pelo do IBGE em 2010, constatou-se que a população brasileira possui 12,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência grande ou total em aspectos motores, visuais e auditivos. Esse número corresponde a 6,7% da população total.
Então, pense em como é difícil para esses 12,5 milhões de brasileiros transitarem e realizarem suas atividades rotineiras se nas cidades não existem o mínimo de acessibilidade. Complicado, não é?
Em linhas gerais, a Lei nº 10.098/00 determina que todos os estabelecimentos, públicos ou privados, devem se adequar para proporcionar acessibilidade e segurança às pessoas com deficiência para aumentar a qualidade de vida dessas.
Mas se adequar de qual forma? Em sua maioria, as normas de acessibilidade ditam a remoção de obstáculos e barreiras que não permitam ou dificultam a autonomia dessas pessoa.
Rampas em calçadas e comércios, vagas de estacionamento apropriadamente estruturadas, ampliação de passagens,espaço no meio de transporte e muitos outros ajustes permitem que as pessoas com deficiência realizem suas atividades sem muitas complicações.
Adequando seu comércio com a lei de acessibilidade: qualidade de vida para todos!
Para donos de estabelecimentos, principalmente os que comercializam produtos essenciais como remédios e comida, é imprescindível adaptar seu negócio para ficar transitável para deficientes. Muito mais do que um dever, a acessibilidade é um direito!
Além disso, existem consequências criminais para quem descumprir as normas e ofender deficiêntes físicos, como multas e prisões. Mas mais do que temer as penas, é importante ter empatia para com o próximo.
Se você tem um estabelecimento que não está adequado à lei de acessibilidade, é seu dever torná-lo acessível. Mas caso esteja pensando em investir e abrir um comércio, como açougues, padaria ou mercearias, é importante garantir, desde a sua fundação, que esteja construído seguindo os parâmetros e normas de acessibilidade.
Estrutura e equipamentos acessíveis: inclusão social
É importante equipar o seu empreendimento com objetos e com estruturas que permitam o acesso de pessoas com deficiência, como instalar uma rampa na entrada e um corrimão caso essa seja muito inclinada.
Você tem um comércio grande que possui um estacionamento? Então reserve vagas para deficientes com espaços adequados para descer e deslocar uma cadeira de rodas, por exemplo.
Faça banheiros com tamanhos e portas grandes e com sinalizações táteis, essas essenciais para pessoas com deficiências visuais. Além de instalar cubas mais baixas para lavagem das mãos e barras fixas para utilização do sanitário.
Além disso, é sempre possível deixar o balcão, para amostragem de alimentos ou para pagar contas e passar mercadorias, em uma altura confortável para pessoas com e sem deficiência.
Pense em como deve ser frustrante ter autonomia sem ao menos conseguir ir até um supermercado ou mercearia e não existir espaço adequado nos caixas para passar. Por isso, tornar seu estabelecimento acessível permitirá que todos o frequentem com comodidade.
Um ato muito importante, mas que quase nenhum comércio pratica é a educação inclusiva. Treinar funcionários para atender com maestria todos os tipos de deficientes é extremamente relevante! Principalmente no caso dos deficientes auditivos que, dependendo do grau de surdez, utilizam da Libras para se comunicarem.
Investir na educação e treinamento dos seus funcionários e de si é também uma ação inclusiva! Operadores de caixa devem receber treinamento diferenciado e inclusivo, por exemplo, pois eles têm contato mais direto com os clientes.